"HIV/Aids: novas pesquisas, novos tratamentos e recrudescimento da infecção pelo vírus"

Em 2006, um paciente com Aids – e leucemia – recebeu a medula óssea de um doador especial, por ter uma rara mutação genética natural, chamada delta 32 CCR5, que lhe garantia resistência ao HIV. Conhecido como “Paciente de Berlim”, Timothy Brown, americano de 42 anos, após se submeter à cirurgia de transplante, ficou curado da Aids e, desde então, deixou de tomar os antirretrovirais. Que se tem notícia, Timothy é a única pessoa que se curou da doença.


Médicos e pesquisadores que cuidaram do paciente, no entanto, ponderam que ainda é cedo para se falar em cura da Aids por esse ou qualquer outro método, devido à dificuldade para se livrar do HIV, vez que ele fica oculto dentro do DNA humano, formando "reservatórios" de vírus pelo corpo. O feito que curou o paciente norte-americano fez avançar as pesquisas em torno do HIV, do método empregado no tratamento de Timothy e criou esperanças na cura da doença. A pesquisa, entre outras questões relacionadas ao HIV/Aids, será abordada na “Entrevista Farmacêutica” da quarta-feira (06.02.19).


ENTREVISTADO – Para falar sobre o HIV e a Aids, convidamos o DR. DENNIS ARMANDO BERTOLINI. Farmacêutico pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Paraná, DR. DENNIS tem mestrado em Ciências Biológicas pela mesma instituição de ensino em que se graduou e doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É virologista, professor de Virologia Clínica da UEM e assessor do Ministério da Saúde para a elaboração da regulamentação do diagnóstico do HIV.


DR. DENNIS BERTOLINI vai abordar questões, como as pesquisas focadas no tratamento da Aids, os novos diagnósticos, os tratamentos denominados profilaxia pós-exposição e pré-exposição ao HIV disponibilizados pelo Ministério da Saúde, o programa dessa Pasta voltado para a prevenção e tratamento da doença; o preocupante recrudescimento da infecção pelo vírus, depois de período de declínio, entre outros aspectos.


A ENTREVISTA - A “Entrevista Farmacêutica” vai ao ar, às quartas-feiras, ao vivo, a partir das 13h40 (horário de Brasília), simultaneamente, pela "Rádio Nacional de Brasília (AM 980 KHz), ancorada pelo jornalista Luciano Barroso, e pela “Rádio Nacional do Rio de Janeiro” (1.130 KHz AM), tendo à frente o jornalista Cézar Faciolli. Ambas as emissoras pertencem à EBC (Empresa Brasil de Comunicação). A entrevista é veiculada dentro do programa “Tarde Nacional”. Da sucursal da “Nacional”, em São Paulo, o jornalista Anchieta Filho, também, participa da entrevista, que é reproduzida no programa “Revista Nacional”, aos sábados, a partir das 8 horas. O “Revista Nacional”, um dos programas de rádio com maior audiência, no Brasil, é comandado pelo jornalista Walter Lima.


Esta entrevista será editada e veiculada, também, por uma rede formada por 2.205 emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos (Flórida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.


A “Entrevista Farmacêutica” é um esforço conjunto do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da "Rádio Nacional de Brasília"/EBC, com o objetivo de levar à população informações em saúde, com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida com a participação do jornalista Aloísio Brandão, do CFF.


Para ouvir a entrevista, ao vivo, acesse a página da EBC (http://radios.ebc.com.br/aovivo?emissora=radio-nacional-de-brasilia). Depois, clique nos links da "Rádio Nacional de Brasília” (AM 980KHz) e “Rádio Nacional do Rio de Janeiro” (1.130 AM) para ouvir os programas ao vivo. Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.


 


 



Autor: Por Aloísio Brandão, jornalista do CFF

Mais Notícias

10/09/2019 | 14h00
PF muda regras para controle de produtos químicos no País
04/09/2019 | 13h55
Farmácias trabalham para ser a porta de entrada do sistema de saúde
27/08/2019 | 13h27
Serviços clínicos nas farmácias crescem 62%
19/08/2019 | 14h07
Europa investe nos serviços farmacêuticos em domicílio
Contato
E-mail: contato@facillite.com.br

Telefone: +55 (27) 3014-6677
Redes Sociais
WhatsApp chat